quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Cara a cara com a Loureiro

Depois de ler "Professor: identidade mediadora" você encontra a autora do texto.

O que comentaria sobre o seu texto?

Quais as críticas e sugestões sobre a sua pesquisa?

De que forma esse texto contribui para a sua formação como futuro professor?

O que falaria para a autora nessa oportunidade?

2 comentários:

Unknown disse...

O texto "Professor: identidade mediadora" de Loureiro é um excelente trabalho que apresenta a experiência dessa autora em dois mundos:a escola do asfalto e a escola da favela.No primeiro capítulo, Loureiro vai expor seus primeiros passos de reconhecimento nos dois ambientes observados com uma descrição minuciosa desses espaços e dos sujeitos-atores que mostram-se completamente diferentes no que se refere à relação com os aspectos estruturais, organizacionais, espaciais.Ela traz o conceito de "estranhamento".É preciso estranhar para ir a fundo nesses mundos.Esse conceito auxilio-me em meu trabalho de campo, na minha postura quanto pesquisadora. Depois de ter tido contato com o trabalho da Loureiro, meu olhar sobre a escola da minha pesquisa foi se modificando.Perceber como é necessário não ter "preconceito diante do novo", como se constrói as relações nas escolas da pesquisa da Loureiro, como Letícia, a professora observada, lida com suas turmas contribuiu muito para a minha formação profissional.Também, possivelmente, estarei dentro desses contextos escolares,será a realidade da minha prática. E como é relevante ter tido contato com a experiência da Loureiro!Recomendo essa leitura a todos que estão construindo sua prática doscente, é um grande exemplo.

Unknown disse...

*prática docente